segunda-feira, 4 de junho de 2007

Para Julia, no Seu 1º Aniversário

Este texto foi escrito no dia 2, mas só estou publicando-o hoje.

Julia, parabéns! Você está completando um ano de vida, cheia de vida. Esses doze meses foram de descobertas e de ajustes. Os horários de sono mudaram (nada drasticamente, mas mudaram), os horários de alimentação mudaram (um pouco mais que os de sono) e os horários de lazer também mudaram (esses, bem drasticamente). E foram boas mudanças. Estou mais saudável por causa de você, muito obrigado.
Você está crescendo muito linda e risonha. Não perca isso. Isso de ser risonha (beleza é uma definição complicada e cada um tem a sua). Ria muito, ria de tudo. Dos desenhos, dos brinquedos, dos amigos, de mim, da vida. Ria. Não vale a pena a outra opção.
Você está crescendo curiosa, muito curiosa. Continue assim. Tenha curiosidade de tudo. Da vida, da natureza, da ciência, dos desenhos, dos brinquedos e até de mim. Mas não muito. Não valho tanto a pena assim. E cuidado para, por excesso de curiosidade, não virar fofoqueira. Não vale nada a pena.
Você está crescendo com muita independência. Vá em frente. Seja independente em casa, na escola, no mundo, na vida. Não fique presa ao que não interessa a você. Não vale a pena.
E você está crescendo muito amada. E vai ser sempre assim. Amada pelo pai, pela mãe, pelos avós, pelas bisas, pelas tias (corujésimas), pelos tios, pelos primos, pelos amigos, pela vida. Cultive todo esse amor. Ame para ser amada. De outro jeito, não vale a pena.
Em míseros 365 dias, me vi fazendo coisas que nunca me imaginei fazendo. Trocar fralda, por exemplo (principalmente as sujas de cocô). E os banhos (principalmente os primeiros, quando você ainda era muito pequena e molinha)? E dar comida? E fazer "boquinha de quem está comendo" para fazer você comer? Sempre achei essa careta ridícula e hoje sou o maior careteiro que conheço. A lista é grande e inclui pérolas como cantar a musiquinha dos Backyardigans ("Temos o mundo inteiro no nosso quintaaaal"), dormir num cantinho para você ter bastante espaço, carregar um monte de tralha só pela pura especulação da possível necessidade que você venha a ter, modelar um Nemo para o seu bolo de aniversário (e segundo o seu padrinho "até que nem ficou sofrível") e por aí vai.
Por falar em aniversário, foi ótimo. Muito alegre, cheio de amor para você. Modéstia a parte, o bolo, os doces e o pão de mel que fiz estavam ótimos. Farei muitos mais para você. Sua mãe estava linda, e ficava fácil saber porque me apaixonei por ela. Eu e ela não trocamos nenhuma palavra durante a festa, e ficava impossível saber porque nós nos casamos. Assim é a vida. Simples, mas com as suas complicações. E complicações a parte, assim foi a sua festa: simples e deliciosa. Você se divertiu muito e só foi dormir muito tarde.
Agora começa mais uma parte dessa sua história. Você já percebeu que cada vez mais vai alterando a vida de quem está a sua volta. E sempre para melhor. E continue assim. Sempre. De outro modo, não vale a pena. E seu pai estará sempre junto de você. Sempre mesmo. De outro modo, eu não valho a pena.
Parabéns.
Um beijo.

2 comentários:

Unknown disse...

Márcio,

lindo texto! Bem à altura da beleza maravilhosa da Júlia. Sim, ela não é só risonha, ela é linda mesmo!

E a julgar pela nuvem de amor em que está envolta, será mesmo sempre uma pessoa que * vale a pena *. ;-)

Parabéns para a Júlia e pra você também. O primeiro ano é de muitas e muitas descobertas, para pais e filhos. Todos merecem parabéns.

Beijocas,
da Thania-Lontra

MarcosVP disse...

Belo texto, caríssimo. Como pai de uma filha de 5 anos e meio, de um casamento que um dia acabou - por sorte, com toda a civilidade possível - eu me congratulo com vc e desejo tudo de bom para a pequena Júlia.